Lotus Esprit S1 (1976)

O Louts Esprit S1 (também conhecido como Serie 1) foi lançado em Outubro de 1975 durante o salão do automóvel de Paris e teve sua produção iniciada em Junho de 1976 onde perdurou até 1978. O carro é um dos mais memoráveis que James Bond usa em seus filmes, além de sua beleza e Design europeu, o Lotus de “O Espião que me Amava” se transformava em um submarino para fugir dos vilões.

Com chassi de aço e um corpo de fibra de vidro, o Esprit é alimentado pelo motor Lotus 907 de 4 cilindros, como utilizado anteriormente na Jensen Healey. Este motor de 2.0 L, produzia 162 cv. O motor foi montado longitudinalmente atrás do banco de passageiros. A transmissão era manual de 5 marchas, a mesma utilizada no Citroën SM e Maserati Merak; ele apresentava freios a disco na traseira(isso é normal hoje, porém lembre-se que estamos falando de um carro dos anos 70). O Notável desemprenho do S1 vinha de sua dieta de tirar peso, o carro era feito de fibra de vidro e pesava menos de 1000 kg, para a época eram números notáveis em um esportivo.

 

O Esprit S1 foi elogiado por sua dirigibilidade e diz-se que é o melhor Esprit para se guiar dentre todos. No entanto, o governo norte americano tinha leis severas sobre emissões de gases já que o país passava por uma crise do petróleo, e o motor Lotus foi reprovado. De 0-100 Km/h em 8 segundos e uma velocidade máxima de 214 km/h.

O Esprit de Bond


 

O Lotus Esprit S1 de “The Spy Who Loved M”, foi carinhosamente conhecido como "Wet Nellie" - uma homenagem ao helicóptero de Bond, 'Little Nellie" de You Only Live Twice. Além de ser anfíbio, o carro altamente armado tem canhões que soltam spray de cimento para veículos que o seguirem. Ele também tem arcos de roda que se transformam em barbatanas, um pequeno periscópio no telhado permitindo 007 navegar com velocidade debaixo da água, inclui um míssil lançado a partir de sua traseira, minas, spray de tinta preta e torpedos disparados da grade frontal.

A Lotus entregou dois veículos para a produção, um dos quais foi convertido para um carro câmera. Inicialmente, o dublê de motorista designado para a sequência de perseguição envolvendo o Esprit, foi incapaz de alcançar o nível de habilidade que a equipe de produção desejava devido a a grande aderência do Esprit na estrada, eles queriam um carro mais solto, os produtores se frustraram com a falta de progresso. Na sequência de uma tomada sem sucesso, a produção pediu para que o carro fosse devolvido a Lotus, com o dublê ausente o engenheiro da Lotus Roger Becker, que tinha acompanhado os Esprits para as filmagens e estava familiarizado com características de condução do carro, assumiu o volante . Seu breve desempenho no carro era tão impressionante que, quando ele derrapou fazendo uma parada na frente das câmeras, Cubby Broccoli supostamente o instruiu a repetir o feito imediatamente, com as câmeras estavam filmando neste momento. Becker foi contratado para ser o dublê de condução para a sequência de perseguição.

Além dos dois carros para estrada, a Lotus também forneceu seis carrocerias do Esprit, uma foi selada para cenas subaquáticas.

Gadgets


 

Pulverizador de Cimento - Escondido por trás da placa traseira são quatro bicos, dois dos quais pulverizam cimento , a fim de dificultar a visão do carro dos perseguidores.

Modo submersível – A característica mais notável do carro, e a que o torna memorável, era a sua capacidade de se transformar em um submarino de dois passageiros. O carro subaquático foi retratado por uma combinação de uma carroceria vazia com dois mergulhadores dentro e miniaturas de escala.

Mísseis superfície-para-ar - Enquanto subaquático, o Esprit poderia disparar mísseis para lidar com ataques de aviões inimigos.

Jato de Tinta preta - Comparáveis aos jatos de cimento que eram usados em terra , o Esprit foi capaz de dispensar um corante preto, pensado para despistar perseguidores subaquáticos.

Minas - Outra arma exclusiva do modo submarino, são as minas de contato que poderiam ser lançadas a partir de um pequeno ponto em baixo do carro.

Torpedos - O carro pode disparar pequenos torpedos, altamente explosivos de uma estrutura flip-up localizado entre os faróis do carro.

Arpões - Ao lado dos torpedos da estrutura Flip-up do Lotus, haviam também 2 arpões que não foram usados no filme.

Download Free FREE High-quality Joomla! Designs • Premium Joomla 3 Templates BIGtheme.net