From Russia with Love
Moscou contra 007
Moscou contra 007 (no original, From Russia with Love) é o segundo filme da franquia James Bond e o segundo a estrelar Sean Connery como James Bond. Lançado em 1963 no Reino Unido, o filme arrecadou mais de US$78 milhões. O roteiro foi escrito por Richard Maibaum e Johanna Harwood e foi baseado no quinto livro sobre Bond de Ian Fleming.
James Bond é enviado a Istanbul em uma missão para obter um aparelho decodificador muito procurado (Lektor) que está com uma secretária desertora da embaixada da URSS Tatiana Romanova, mas toda a situação é uma armação criada pela organização SPECTRE que busca vingança pelo assassinato de Dr. No.
"O primeiro não vai matá-lo, nem o segundo, nem mesmo o terceiro ... não até você rastejar até aqui e beijar meu pé!" ― Donald "Red" Grant para James Bond.
Sinopse/Enredo
Tarde da noite, o agente britânico, James Bond, é perseguido pelo assassino da SPECTRE, Red Grant, em um labirinto feito de cerca-viva. Com um fio acoplado em seu relógio, Grant salta por de trás de Bond e o enforca até a morte. Ao acender os refletores do jardim, revela-se que “Bond”, é na verdade um homem portando uma máscara com o rosto de 007 e tudo não passava de um treinamento da SPECTRE.
Kronsteen, um astuto estrategista da organização, cria um plano para roubar um dispositivo criptográfico (LEKTOR) e ao mesmo tempo vingar a morte de Dr. No, eliminando o agente 007.O líder da organização, número 1, aciona a ex-agente da SMERSH e agora número 3 da SPECTRE, Rosa Klebb para iniciar o plano. Alegando ainda trabalhar para a SMERSH, Klebb recruta uma funcionária do consulado soviético em Istambul , Tatiana Romanova, como agente infiltrada e também aciona o assassino Grant para a execução do plano.
Em Londres, M diz a Bond que Romanova entrou em contato com o representante da estação "T" na Turquia, Ali Kerim Bey, oferecendo o aparelho LEKTOR em troca de sua deserção e que o MI6 teria que deixar Bond, cuja foto ela havia admirado nos arquivos da inteligência soviética, encarregado de protegê-la. Em seguida, Bond voa para Istambul para se encontrar com Kerim Bey. Bond é seguido por um búlgaro e mais distante, também, está Red Grant. No dia seguinte, após ter seu escritório bombardeado, Kerim Bey e Bond vão espionar o consulado soviético, atrás de pistas, onde o turco vê um antigo rival, o assassino Krilencu. Na mesma noite Kerim Bey leva Bond até um acampamento cigano, mas são seguidos por Krilencu, que, junto com seu homens, iniciam um ataque onde Kerim Bey sai ferido e Bond só não foi morte graças a “ajuda” de Red Grant que estava observando escondido. Na noite seguinte, Kerim Bey mata Krilencu com o rifle de Bond. Ao retornar para o hotel, James Bond se depara com Tatiana Romanova, que o esperava deitada em sua cama. Sem saber, os dois têm sua relação sexual filmada pela SPECTRE, que tem o intuito de usar as imagens para causar um escândalo e humilhar o MI6 antes de vender o decodificador novamente para Moscou.
No dia seguinte, Tatiana vai até Hagia Sophia, para encontrar-se com Bond e lhe entregar um mapa do consulado, ela é seguida pelo mesmo búlgaro que seguiu Bond no aeroporto, mas o homem é assassinado por Grant. Ao encontrar o corpo, Bond recupera o mapa e o leva até Kerim Bey e juntos elaboram um plano para invasão e resgate do LEKTOR. Após roubar o aparelho, Bond, Romanova e Kerim Bey embarcam no Expresso do Oriente para escapar com o LEKTOR em segurança. Ainda no trem, Kerim Bey e Benz, um agente soviético, são mortos por Grant, que fez como se parecesse homicídio seguido de suicídio. Já em Zagreb, Grant se encontra com Bond se passando por um agente da estação "Y" com o nome de Nash. No jantar, Grant dopa Tatiana e rende Bond, revelando ser um agente da SPECTRE e conta cada detalhe do plano a 007 e diz que Romanova não passava apenas de uma “peça de xadrez” e ela agiu pensando que estava apenas servindo a sua “mãe Russia”. Grant fala sobre o filme de Bond e Tatiana na suíte do hotel e diz que vai plantá-lo na bolsa da garota junto com uma carta forjada de chantagem para que pareça suicídio. Bond manipula Grant a abrir sua valise, de maneira que a bomba de gás lacrimogênio estourasse em seu rosto, surgindo oportunidade par que Bond o atacasse. A luta se estende até que finalmente, Bond consegue apunhalar Grant com uma faca embutida em sua valise e estrangula Grant até a morte. Ao amanhecer, Bond e Romanova deixam o trem, utilizando a rota de fuga revelada por Grant, sequestram o caminhão que estava a espera.
Frustrado com o revés, o líder da SPECTRE convoca Rosa Klebb e Krosteen. Ele lembra que a organização não tolera fracasso e chama o agente Morzeny para, com uma lâmina envenenada oculta na sola do sapato, executar Krosteen. Número 1 diz que agora Rosa Klebb tem o total controle da missão e lhe dá mais uma chance. Klebb envia Morzeny e um pelotão com barcos atrás do agente britânico e da garota, mas Bond atiça fogo no rio e despista seus perseguidores. Bond e Romanova estão em um hotel de Veneza e Rosa Klebb, disfarçada de camareira tenta roubar o LEKTOR e matar Bond com uma lâmina envenenada como a que matou Krosteen, mas acaba sendo atingida por Romanova que salva Bond. Já numa gôndola, Bond atira o filme do casal no rio dá um beijo intenso na bela garota.
Equipe de Produção
Direção: Terence Young
Escrito por: Ian Fleming
Roteiro: Richard Maibaum, Johanna Harwood
Produção: Albert R. Broccoli, Harry Saltzman
Música: John Barry
Direção de Fotografia: Ted Moore
Direção de Arte: Syd Cain
Figurino: Jocelyn Rickards
Edição: Peter R. Hunt
Elenco